O mágico Geraldin, vencedor do Congresso ítalo-Franco-Suiço e do Congresso Mundial Saint-Vicent 84, concedeu uma entrevista para o Portal da Mágica.

Nesta entrevista, realizada através de perguntas enviadas por e-mail, o mágico nos contou um pouco de sua relação com a mágica, dando dicas e compartilhando experiências, falou sobre seu curso e suas participações em festivais internacionais.

Portal da Mágica – Como você aprendeu a fazer mágicas?
Geraldin – Eu tive a oportunidade de conhecer um grande mestre da mágica, o mágico Pavilovich, que ministrou um curso sobre a Arte Mágica, isso no ano de 1965.

Portal da Mágica – Você pode comentar um pouco sobre o mágico Pavilovich?
Geraldin – Pavilovich foi um grande mágico manipulador, nasceu na Polônia, e veio para o Brasil, em 1964 foi campeão do congresso brasileiro de mágicos realizado n o Rio de Janeiro.

Portal da Mágica – Onde você buscava informações sobre mágica?
Geraldin – Naquela época, existia muito pouco material com informação sobre mágica. Uns livros, que até hoje são um Best Seller, são os livros de J Peixoto, o Tratado Completo de Prestidigitação e Ilusionismo, o Trucs de magia selecionados. Praticamente tudo que se faz hoje está escrito nesses livros.

Portal da Mágica – Atualmente, onde uma pessoa pode buscar informações sobre a arte mágica?
Geraldin – Hoje existe muita informação, principalmente na internet. Existem livros, vídeos e DVDs. O que devemos é selecionar onde estão as boas informações.

Portal da Mágica – Como um leigo pode selecionar as boas informações?
Geraldin – É muito difícil, pois ele não tem nenhum conhecimento. Não dá pra dizer o que é bom e o que é ruim, pra ele tudo é interessante, por isso é preciso fazer curso para aprender a distinguir o bom do ruim

Portal da Mágica – Com quantos anos você começou a fazer mágicas?
Geraldin – Eu comecei tarde, com 20 anos.

Portal da Mágica – Há quanto tempo você é mágico profissional?
Geraldin – Ah, assim você está querendo saber a minha idade né? Eu faço mágicas há 41 anos.

Portal da Mágica – O que te incentivou a se tornar um mágico?
Geraldin – Sempre gostei da arte, sempre quis ser um mágico, e quando apareceu a oportunidade, agarrei com todas as forças.

Portal da Mágica – Qual a importância de se treinar bem um efeito antes de apresentá-lo para o público?
Geraldin – É o obvio, tudo aquilo que se deseja fazer bem tem que ser estudado, e se faz necessário muitos ensaios.

Portal da Mágica – Que técnicas você utiliza para treinar?
Geraldin – Já usei muito o espelho, hoje temos coisas mais modernas que podem ser utilizadas, por exemplo as gravações em vídeos.

Portal da Mágica – O que você faz para treinar sua performance nos palcos?
Geraldin – Eu tenho um espaço na Artmagia onde faço meus treinamentos.

Portal da Mágica – Conte nos um pouco de sua experiências nos festivais internacionais.
Geraldin – Eu participei de dois congressos internacionais, o Ítalo Franco Suíço e o Saint Vincente 84, onde obtive 4 prêmios, sendo dois em Manipulação e dois em Close Up. É uma experiência indescritível, você em um país estranho um simples desconhecido e de repente você se torna uma pessoa onde todos querem falar com você. É impressionante, veja eu fui o primeiro brasileiro a ser premiado na Europa.

Portal da Mágica – Qual a importância da participação em festivais na carreira de um mágico?
Geraldin – A importância é que você passa a ser conhecido, convidado para participar de festivais, dar palestras e você cresce como profissional.

Portal da Mágica – Existe uma preocupação na formação de uma nova geração de mágicos? Porquê? Se sim, qual a sua participação?
Geraldin – Existem várias. Como existe um acesso fácil, vide internet, as pessoas aprendem alguma coisa e já se julgam um mágico, e saem por aí fazendo coisas horríveis, estragando inclusive a sua profissão de amanhã.

A minha participação é a de, em nossos cursos, dar o ensinamento correto, onde o futuro mágico aprende corretamente como apresentar uma mágica, fazendo realmente um efeito mágico.

Portal da Mágica – Como você classifica o nível técnico e conceitual dos mágicos brasileiros que atuam no mercado profissional?
Geraldin – Temos grandes mágicos atuando no mercado brasileiro, mas uma grande maioria precisaria aprender mais um pouco, antes de entrar nesse mercado, como eu disse antes, estão estragando a sua profissão de amanhã.

Portal da Mágica – Como é o mercado de atuação dos mágicos profissionais?
Geraldin – Os bons mágicos estão sempre trabalhando, os ruins trabalham uma vez e para aquele cliente está morto, o que é pior fecharam mais uma porta.

Portal da Mágica – Que dica ou sugestão você daria para quem quer aprender mágicas?
Geraldin – Se quiser ser um bom profissional, ou mesmo um bom amador, deve fazer um curso regular, aprendendo as técnicas corretas de apresentação.

Indicações:
Um livro de mágica: Os quatro livros de cartomagia do Markan, e os livros de J. Peixoto Tratado Completo de Prestidigitação e Ilusionismo, o Trucs de magia selecionados.

Entrevista realizada em 02/05/2007
Fonte: Redação Portal da Mágica

Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações do Portal da Mágica.

Publicidade:

Entrevista | Mágico Geraldin

Sobre o autor
- O Portal da Mágica é um site para quem quer aprender mágica e conhecer o mundo secreto do ilusionismo.

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>