lineart_1.png

Professora ensina matemática com efeitos de mágica em escola estadual

Professora Leila ensina matemática com mágica em escola estadual de Campinas. (Foto: Divulgação/Escola Estadual Djalma Octaviano)

A professora Leila Graziela de Mendonça e Castro decidiu usar efeitos de mágica e técnicas circenses para ajudar os alunos da Escola Estadual Professor Djalma Octaviano, no Jardim Pauliceia, em Campinas, a aprender matemática.

“A ideia é que possamos sempre estimular a curiosidade com os alunos. Matemática não é difícil e pode ser divertida”, comentou a professora Leila em entrevista à Secretaria Estadual da Educação de SP.

Durante uma especialização em Portugal a professora teve a ideia de unir a mágica e as técnicas circenses no ensino, e o projeto tem apresentado resultados positivos no aprendizado dos alunos.

Em 2013 o índice da escola no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) era de 1,17 e, em 2016, subiu para 4,75.

O “Circo matemática” era uma disciplina eletiva na escola, e devido ao seu grande sucesso, no ano letivo de 2017 as atividades estão sendo inseridas dentro das aulas da disciplina.

Entre as mágicas apresentadas, estão efeitos com cartas para explicar o sistema de numeração binária ou critérios de visibilidade a partir de um número.

“A maioria das atividades é de cálculo mental. É uma aula diferenciada, pois todos acham que a matemática um terror. E, a partir do momento que é apresentada em forma de truques, os alunos ficam curiosos e mudam um pouco as perspectivas em relação à disciplina tão temida”, comentou Leila para o site Correio Popular.

E os alunos também aprovaram o novo método de aprendizado, como comentou a estudante Laura Baccetto para o Blog da Hida “Foi muito legal porque pudemos receber conhecimento de um jeito divertido. Eu quero estudar engenharia e o ensino de matemática é muito importante”.

A turma do "Circo matemática". Da direita para a esquerda: Michael, Leila, Cláudia e Laura. (Foto: Divulgação/Escola Estadual Djalma Octaviano)
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações do Portal da Mágica.
(Visited 30 times, 1 visits today)
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Clique aqui para iniciar