Biografia Gustavo Vierini

Esta matéria foi publicada na Revista Magi, edição nº 45 de março de 2013, e foi cedida ao Portal da Mágica. © Revista Magi
Capa Revista Magi Gustavo Vierini - Ano 13 - Nº 45 - Março 2013

Capa Revista Magi Gustavo Vierini – Ano 13 – Nº 45 – Março 2013

Morava em uma cidade do interior do RJ, onde não havia mágicos que o orientassem nesta escolha, encantava-se com os mágicos que apareciam na televisão e sonhava em se tornar um deles, resolveu gravar todos os programas que passavam na TV. A partir deste momento, começou a dar os primeiros passos na arte mágica, com 10 anos de idade.

Emanuel Messias – MG descreve em seu blog os primeiros momentos do Gustavo Vierini, que transcrevemos aqui um pequeno trecho:

O mágico Emanuel Messias.

O mágico Emanuel Messias. Foto: facebook.

“No ano 2000, recebi uma ligação de um menino, que se identificou como Gustavo, dizendo que tinha treze anos e que queria comprar e aprender mágicas e se eu o podia ajudar… Naquele momento da conversa senti naquele menino toda uma ânsia, uma vontade enorme em se tornar mágico, de aprender pelo menos alguma coisa… Ao remeter estas fitas ao Gustavo, mandei junto uma Revista que recebi em duplicidade (MAGI)… Meses se passaram e não é que um belo dia, quando recebi a MAGI, deparei com uma foto dele… Pensei comigo: Poxa esse menino está meio “atrevido”, executando a Zombie! Eu não sabia, mas ali estava nascendo um talento…” .

Emanuel Messias, Minas Gerais

Passou por diversos nomes artísticos, tais como: Junior, Gustavo, Guto, Mister Guto, Mr. Gutho, Kryptus, Ossamá Jr (com consentimento do próprio Ossamá), finalmente chegando ao nome profissional utilizado até os dias de hoje: Gustavo Vierini.

Em seguida, o Ilusionista e Mentalista Kardini – RS ilustra como foi a escolha deste nome:

O mentalista Kardini.

O mentalista Kardini. Foto: internet.

“Desde o início eu percebi seu real amor e respeito pela arte mágica e sempre lhe concedia a maior atenção, por mais ocupado que pudesse estar naquele momento. Seu nome artístico – na época – era Mr. Guto. Um dia eu, com toda minha experiência e sinceridade, tive coragem e lhe falei: “Guto, Você jamais fará sucesso na magia com este nome”… e sugeri uma troca imediata de pseudônimo. Analisando seu nome real, nós dois, numa noite por telefone, chegamos a conclusão que o melhor seria  usar Gustavo Vierini (Seu primeiro nome real… seguido de uma adaptação de seu sobrenome “Vieira” com sufixo INI… de Houdini, Kardini…etc). Ele prontamente aceitou e resolveu mudar.

Uma vez ele me enviou um extenso vídeo caseiro em VHS com diversas de suas apresentações – em 6 de outubro de 2004 (o possuo até hoje em minha videoteca). Assisti, analisei e vi ali o despontar de um verdadeiro promissor novo mágico brasileiro. Fiquei imensamente feliz quando assisti pela TV Gustavo Vierini participar e ficar entre os semifinalistas em um grande concurso de Mágicos pelo SBT. Vibrei sempre muito com suas vitórias e apresentações na televisão, como se fosse eu próprio.

Gustavo Vierini, além do talento nato pela arte mágica, competência e responsabilidade… possui virtudes cada vez mais raras nos dias de hoje: humildade, respeito e gratidão.. Nunca omitiu, escondeu e deixou de reconhecer (como tantos outros fazem depois que vencem) que fui eu um dos que muito o ajudou com conselhos e orientações sobre a arte da ilusão quando estava iniciando e mais precisava.

Há poucos meses, antes de uma apresentação sua na televisão, teve a preocupação de antes me telefonar, informar que pretendia apresentar um dos efeitos que eu – por diversas vezes já havia apresentado na TV – e a, humildade, de me pedir algumas dicas sobre este efeito.   Estes gestos de grande homem só vem a confirmar o seu excelente caráter, respeito e consideração por mim e outros de seus colegas mágicos.  Por isso, cada vez mais se consolida entre os maiores novos jovens mágicos Brasileiros. E isso é apenas ainda o início… Um “futuro brilhante o espera a nível também internacional”.

Mentalista Kardini

Rokan e Ranny dedicaram seu tempo para descrever este artista, desde seu primeiro congresso:

A dupla Rokan e Ranny.

O mágico Rokan e sua partner Ranny. Foto: internet.

“A primeira vez que vi o Gustavo foi em 2006, no Congresso Brasileiro de Mágicos, na cidade de Barueri em São Paulo. Eu estava na Comissão Julgadora do evento. Ele concorreu na categoria Mentalismo e me causou boa impressão na ocasião. Previ que ele poderia ter um futuro promissor. O verbo está na conjugação correta mesmo, pois ao longo dos meus 44 anos de carreira dedicados à Arte Mágica, tive oportunidade de assistir inúmeras promessas que acabaram se perdendo no caminho.

A segunda vez  que nos encontramos foi em Juiz de Fora (MG), em um Festival de Mágicos organizado pelo querido Rafael Titonelly. Nessa ocasião eu estava participando do evento como convidado e tive mais tempo para circular pelo evento e conhecê-lo melhor. Notei que ele estava mais solto, seguro e era visível que ele é muito estudioso e possuía (como possui até hoje) humildade para ouvir críticas  e conselhos. Desde então ele (assim como sua família) faz parte da minha lista de amigos. Sempre que nos encontramos posso constatar sua evolução.

Nossos encontros são sempre reveladores. Trocamos muitas informações, risadas, piadas e esses momentos acabam sendo muito prazerosos. Fico feliz em ver seu sucesso pessoal e profissional e saber que ele como eu, é uma pessoa que nunca está satisfeito com suas conquistas e está buscando se aprimorar cada dia mais.

Confio no trabalho dele, pois vejo o amor e a dedicação com que ele se entrega ao trabalho de pesquisa e treinamento. Gustavo Vierini é um profissional que eu tenho o prazer de conhecer e desfrutar da sua amizade.

Creio que ele não se perderá no caminho, pois me parece extremamente infectado por esse vírus que se chama Arte Mágica, e nesse avançado estágio de contaminação, nunca existirá uma vacina capaz de exterminá-lo.

Desejo toda a sorte, sucesso e conquistas que ele sonhar. E que ele sonhe muito, pois é disso que os mágicos vivem: somos transformadores de sonhos em realidade.”

Rokan e Ranny

Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações do Portal da Mágica.

Foi CAMPEÃO no Festival Internacional de Mágicos, em Juiz de Fora, 2007. Neste mesmo ano, mudou-se para a cidade de Petrópolis – RJ, devido ao seu casamento, com a também mágica, Milene, esta união foi oficializada em 31 de outubro de 2008, data escolhida por Gustavo Vierini em homenagem ao grande mágico Houdini.

Em agosto de 2008, foi convidado a ministrar um Workshop próprio, no evento Magic In Rio 2008. Ministrou um workshop direcionado aos mágicos profissionais sobre Flexão de Metais.

Com a preocupação em profissionalizar-se, entrou em contato com o Sated – RJ, deu entrada no Ministério do Trabalho, obtendo o registro profissional, DRT 39641 RJ, sendo efetivo no SATED – RJ sob a matrícula 20.981, desde outubro de 2008.

No Brasil, Gustavo Vierini é o único a mesclar em seus espetáculos: Ilusionismo, TECNOLOGIA, Psicologia e HIPNOSE.

Autodidata, na mágica e nos idiomas, sua atuação pode ser realizada em três idiomas (português, inglês e espanhol).

O ilusionista Gustavo Vierini.

O ilusionista Gustavo Vierini.

No período de Maio a Setembro de 2009, Vierini apresentou sua turnê internacional. O ilusionista realizou três modelos de show em um Cruzeiro Marítimo pela Europa a bordo do Silja Serenade, fazendo o trajeto Suécia – Finlândia – Suécia.

Em 25 de outubro de 2009, fez sua primeira aparição em Rede Nacional, participando do Concurso de Mágicos do Programa Silvio Santos – SBT, inscrição feita por sua esposa pelo site do Programa quando o Ilusionista ainda estava em temporada Europeia, foi semifinalista nesta data.

Primeira aparição em rede nacional

No dia 24 de fevereiro de 2010, o ilusionista encarou os quatro jurados do programa “Qual é o seu talento?” (QST), conseguindo a façanha de ser o primeiro mágico desta temporada a passar para a semifinal.

A SEMIFINAL do Programa Silvio Santos foi apresentada dia 23 de maio de 2010, classificando o ilusionista para a grande FINAL do Concurso de Mágicos, sendo considerado hoje um dos QUATRO melhores mágicos do Brasil.

Semifinal do Concurso de Mágicos do Programa Silvio Santos.

Em outubro de 2010, Gustavo Vierini foi o único representante convidado do Brasil no Simposio Mágico del Bicentenario, realizado na Cidade do Mexico. Esteve atuando com nomes consagrados da Mágica Internacional, entre eles Jeff McBride, Raúl Alegria, Jay Scott Barry e Salvador Sulfrate.

Convidado no evento Chile Mágico 2011, Gustavo Vierini ministrou um Workshop para Mágicos Profissionais e atuou na Gala ao lado de grandes nomes, como Norbert Ferré, Kevin James, Fernando Keops.

Produziu o Festival de Mágicas do Village Le Canton em Teresópolis, realizado em Julho de 2010 e 2011.

O ano de 2012 pode ser considerado um ano de realizações, tornou-se sócio Magician no Magic Castle, em Los Angeles, foi por duas vezes premiado internacionalmente, recebendo o terceiro lugar no BsAs Tiene Magia e no IX CADI, ambos eventos realizados em Buenos Aires – Argentina.

Premiação de Gustavo Vierini.

Premiação no Buenos Aires Tiene Magia e no IX CADI.

Em agosto de 2012, Gustavo Vierini recebeu com muita honra a Moção de Congratulações e Aplausos pelo seu profissionalismo e talento concedido pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Moção

Moção de Congratulações e Aplausos concedido pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

De volta ao SBT, desta vez no Programa do Ratinho, sua primeira aparição foi em 01º de Maio de 2012. O apresentador Carlos Massa, assim como sua produção, se encantaram e ficaram surpresos com o alto índice de audiência, o convidaram novamente e assim várias outras oportunidades foram surgindo dentro do Programa, chegando a atuar por mais de 30 minutos em Rede Nacional. São, até o presente momento, oito atuações.

Primeiro aparição no Programa do Ratinho, SBT, 01/05/2012

No MagiCaldas (GO) e no FESTIMAGIA (Uruguai), Vierini foi atração, em 2012.

Artista convidado por dois anos consecutivos no Planeta Mágico (2011 e 2012), realizado em Belo Horizonte – MG, com patrocínio do Guaraná Antarctica e Produção SleepWalkers, esteve atuando ao lado de grandes nomes como: Gustavo Raley, Shoot Ogawa, Henry Evans, Daba / Cielo, Rokan / Ranny, Mario Kamia, Henry Vargas, entre outros.

Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações do Portal da Mágica.

No teatro, tem em seu currículo: Mysterius (2008), MagicaMente (2010), e atualmente em cartaz, MisteriosaMente (2012).

Sua nova conferencia para Mágicos, intitulada Telekinesis, já tem data e local para acontecer, será ministrada no MagiCaldas 2013, no período de 11 a 14 de Abril de 2013, em Caldas Novas – GO.

Fontes:
http://emmagic.blogspot.com.br/
E-mail 03/11/2012 – rokaneranny@terra.com.br
E-mail 04/11/2012 – kardini@terra.com.br
Facebook: Gustavo Vierini – Magician
www.vierini.com.br

Biografia Gustavo Vierini

| Biografias, Revista Magi | 5 Comentários
Sobre o autor
- A Revista MAGI é uma divulgação da Arte Mágica com circulação interna, destinada àqueles que praticam ou gostam da mágica. A revista traz a cada três meses informações do meio mágico, efeitos com explicações, notícias, endereços de lojas especializadas em produtos para mágicos, artigos escritos por importantes personalidades da mágica, etc.

5 Comentários

  • Nessynchfootbnaca
    Reply

    ola gustavo tudo bem ? tenho 35 anos e sou facinado por magica e me tornei um grande fã seu quando ti vi no progama do ratinho, é possivel na idade que tenho aprender algumas magicas? as magica que eu gosto mais são as com moedas e cartas de baralho e bolinhas de espumas ! gostaria de aprender essas pra me divertir com a familia e colegas ! é possivel ?

    • Nessynchfootbnaca
      Reply

      Olá Anderson. O mágico Gustavo Vierini não responde diretamente a esta página, mas o avisaremos do comentário. Você pode segui-lo nas redes sociais também.

      Quanto a sua dúvida, não existe idade para começar a estudar a arte mágica. Existem diversos efeitos que não dependem de muita habilidade técnica para quem está iniciando os estudos, e com certeza você vai achar os efeitos que mais gosta e tem mais facilidade de apresentar.

  • Nessynchfootbnaca
    Reply

    Comprei o curso de mágicas mentalismo e previsões por causa da mágica de entortar colheres que apresentou no Teleton, mas as mágicas apresentadas no curso não tinham nada haver com a sua, todas já eram conhecidas na Internet. Decepção total! 🙁

    • Nessynchfootbnaca
      Reply

      Olá Rafael, provavelmente você está se referindo a mágica que o Ilusionista Gustavo Vierini apresentou no Teleton. Este site não tem relação com o Vierini, apenas replicamos uma matéria que a Revista Magi publicou sobre o artista.

      Existem várias técnicas para criar este efeito, e provavelmente ele dever ter utilizada uma técnica mais avançada. O curso de “Mágicas de Mentalismo e Previsões” do Portal da Mágica, é um curso voltado para iniciantes.

      Queremos que tenha um bom aprendizado, e não queremos que aprenda efeitos que já conhece. Por favor, envie um email para o nosso suporte (contato@portaldamagica.com.br) se prefere trocar o curso adquirido por algum outro.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>